NOS TEMPOS ANTIGOS,ANTES DA CHEGADA DO HOMEM BRANCO ÀS TERRAS DO SUL,VIVIAM OS CHARRUAS E ÀS VEZES OS MINUANOS JUNTO A UM RIO PAMPA.OS ÍNDIOS PESCAVAM NO RIO,CORTAVAM AS SUAS ÁGUAS COM CANOAS E TIRAVAM DE SEUS REMANSOS A ÁGUA PARA O DIA-DIA DA TRIBO.
UM DIA,PORÉM,AQUERENCIOU-SE NUMA DAS "PANELAS" DO RIO,JUNTO ÀS BARRANCAS,UM ESTRANHO SER,UM MONSTRO QUE PARECIA UM PEIXE-CACHORRO,COM GARRAS DE TIGRE,PRETO E VISGUENTO.E COISA ESTRANHA:SÓ COMIA OS BOFES DOS VIVENTES FOSSE BICHO OU GENTE MESMO.
E COMO FAZIA? SIMPLESMENTE ELE CAVOUCAVA POR BAIXO DÁGUA A BARRANCA DO RIO,FAZENDO UMA GRANDE CAVERNA E ALI SE ANINHAVA, A ESPERA.SE UMA PESSOA OU BICHO GRANDE CHEGASSE EM CIMA DA BARRANCA,ESTA DESABAVA E O MONSTRO ARRASTAVA PARA O FUNDO DAS ÁGUAS QUEM SE AFOGAVA,COMENDO-LHE OS BOFES,SIMPLESMENTE.
ACONTECE QUE OS CADÁVERES COMEÇARAM A APARECER RIO ABAIXO,SEM OS PULMÕES E OS ÍNDIOS COMEÇARAM A DAR CAÇA AO MONSTRO,SEM GRANDES RESULTADOS,ALIÁS.EM GUARANI,QUE ERA A LÍNGUA MAIS FALADA POR TODOS,ELE FOI CHAMADO YAGUA-RU,AO SER AVISTADO POR PRIMEIRA VEZ,PORQUE PARECIA MESMO UM PEIXE PRETO COM CARA DE CACHORRO.OS CASTELHANOS,QUE CHEGARAM DEPOIS,CHAMARAM AO RIO "YAGUARÓN",QUE QUER DIZER "CACHORRO GRANDE","CACHORRÃO" E OS LUSO-BRASILEIROS APORTUGUESARAM O NOME PARA JAGUARÃO,NOME DADO TAMBÉM À BELA CIDADE DE FRONTEIRA QUE NASCEU NA BEIRA DO RIO.
MITOS E LENDAS DO RIO GRANDE DO SUL
ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES
Comentários
Postar um comentário